Home » Geral » MP conduz debates sobre preservação de patrimônio histórico do Piauí
13 de agosto de 2013 - 22:39:31

MP conduz debates sobre preservação de patrimônio histórico do Piauí

Fazenda Serra Negra, localizada na divisa entre os municípios de Aroazes e Santa Cruz dos Milagres

Fazenda Serra Negra, localizada na divisa entre os municípios de Aroazes e Santa Cruz dos Milagres

As Promotoras de Justiça Denise Aguiar e Francisca Sílvia Reis conduziram uma audiência na manhã de segunda-feira  (12/08) sobre a situação da Fazenda Serra Negra, localizada na divisa entre os municípios de Aroazes e Santa Cruz dos Milagres, no Piauí.

De acordo com denúncia formalizada pela Fundação Velho Monge, o local, que foi tombado em março de 2006, está degradado. O imóvel abriga sítios arqueológicos que remetem aos processos de colonização, povoamento e independência do Piauí. Serra Negra foi a mais fértil das fazendas de gado numa época em que a pecuária extensiva era a principal atividade econômica do estado. Os paredões de pedra exibem marcas de civilizações extintas; a Pedra de Santo Antônio e o Sítio Arqueológico Letreiro da Pedra Furada também contribuem para confirmar o valor histórico do bem.

De acordo com o representante da Fundação Cultural do Piauí, José Alexandre Filho, é preciso agir rapidamente na manutenção do imóvel, já que partes da casa principal estão desabando. O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) preocupa-se com a preservação dos aspectos históricos da construção.

Os atuais responsáveis pela propriedade se comprometeram a apresentar à FUNDAC e ao Ministério Público, em até 120 dias, um anteprojeto de restauração. Devem constar todos os documentos necessários para emissão de pareceres, inclusive fotografias, diagnóstico do estado de preservação, pesquisa histórica e outras informações.

Depois de receber o material, a FUNDAC tem o prazo de dez dias para promover reunião com o IPHAN, a Fundação Velho Monge e a Secretaria Estadual de Turismo e os demais órgãos consultivos para analisar o anteprojeto.

.

Fonte: Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


quatro − 4 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>